nº de alunos por sessão: 15
Descrição
Culinary Medicine é a fusão entre a arte culinária e a ciência da nutrição, destinada a criar refeições agradáveis ao paladar, mas que também beneficiam a saúde. A alimentação saudável, particularmente a Dieta Mediterrânica, têm um papel crucial na prevenção e controlo de doenças cardiovasculares, ajudando a reduzir fatores de risco como o colesterol elevado, hipertensão e inflamação. Falamos de uma abordagem prática e inovadora para o controlo/ gestão e prevenção de doenças cardiovasculares através de uma alimentação adequada. Este workshop será conduzido por um médico e chef, contando também com a presença de uma nutricionista, que irão orientar os participantes na preparação de refeições que seguem as melhores práticas nutricionais, focadas em promover a saúde do coração. Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o impacto dos alimentos na saúde cardiovascular, com uma aprendizagem totalmente prática – hands-on, que permitirá que confecionem pratos saudáveis que podem ser incluídos no dia-a-dia para controlar e prevenir condições como a hipercolesterolemia.
Objetivos do Curso
1. Compreender a relação entre alimentação e saúde cardiovascular. Perceção sobre como uma alimentação equilibrada pode controlar e prevenir condições como a hipercolesterolemia, hipertensão e aterosclerose, com base nas mais recentes evidências científicas;
2. Capacitar os participantes para aplicarem no seu quotidiano os princípios do Culinary Medicine;
3. Percecionar a importância da dieta mediterrânea no controlo de doenças cardiovasculares;
4. Criar um ambiente de partilha e aprendizagem interativa. Fomentar um espaço onde os participantes podem aprender de forma ativa, tirar dúvidas e obter recomendações personalizadas de profissionais de saúde sobre como utilizar a alimentação como uma ferramenta de prevenção.